Temática bíblica – O maná

Quando os filhos de Israel a viram, disseram uns aos outros: «Que é isso?» Bem, eles não sabiam o que era. Moisés disse-lhes:
«Este é o pão que Javé vos dá de comer».

Êxodo 16, 14-15

O maná é a figura do pão que Cristo nos daria. É um alimento que o Rei, como anfitrião, dá aos convidados de seu banquete para comer. Este rei não escolhe seus convidados mais renomados para trazer para sua mesa. Ele chama todos os pecadores a comerem o seu alimento; isto é, também para os não-judeus, que antigamente eram como os cães que comiam as migalhas que caíam da mesa de seu senhor.
Nas culturas antigas, quem se sentava à mesa do hóspede para comer seu pão, tornava-se semelhante a este. Jesus Cristo não só nos permite comer com Ele, mas Ele também nos serve a comida (ver Mateus 20, 28). Além disso, Ele se torna alimento para nós. E quando O comemos, como diz São Tomás, não é que esse se torne parte de nós, como acontece com qualquer comida; nós nos transformamos n’Ele, nos tornamos outros «Cristos». E assim somos verdadeiramente iguais a Ele. Não compartilhamos a dignidade do hóspede por simples cortesia, mas participamos de sua divindade.
Os judeus procuravam um pão que satisfizesse apenas o corpo, Jesus Cristo oferece um pão que nutre não só o corpo, mas também a alma.
Portanto, bem-aventurado todo aquele que come pão no Reino de Deus!