Gênesis
Êxodo
Josué
Reis: Davi e Salomão
Profetas: Jonas
Evangelhos
1 of 2

Catequese litúrgica

Please login for access. Login

A história da Criação relatada na Bíblia, no Gênesis, começa com as palavras NO PRINCIPIO…, 

Mas qual é esse princípio? 

Esse princípio é antes de qualquer coisa existir, quando nada existia fora de Deus, apenas Deus,

que é UM ÚNICO Deus em três pessoas: O Pai, e o Filho e o Espírito Santo.

Também devemos lembrar que a história da nossa salvação pessoal teve um início. 

Começou no nosso Batismo quando o sacerdote, como outro Cristo, derramou água sobre nossa cabeça, traçou uma cruz e disse: 

Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. E a partir desse momento, o sinal da Trindade marcado em nossas almas nos acompanha sempre.

Agora uma charada: 

Que coisa fazemos na semana que começa com o Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ou seja, o sinal da cruz e que é a mais importante de todas as coisas? “A missa.”

Sim, a missa, porque na missa participamos da liturgia celeste que é celebrada no céu. 

Na missa, cantamos junto com os anjos e santos do céu para o Deus uno e trino. 

Por isso, na missa, há muitas coisas que têm o número três, o número da Trindade.

Três Kyries, três Christes, três kyries (na forma antiga de cantar)

Três cruzes antes da leitura do evangelho, uma na testa, outra na boca e outra no peito.

Três vezes se diz Santo no canto dos anjos: Santo, Santo, Santo.

Três vezes se toca a campainha quando a hóstia se eleva, transformada no corpo de Cristo, e três vezes quando o vinho é transubstanciado no sangue de Cristo.

Três vezes se diz Cordeiro de Deus…

Três vezes se diz Domine non sum dignus (no rito antigo)

Etc.

Você percebe como o número da Santíssima Trindade está em todos os lugares? 

Deus está em todos os lugares e preenche tudo. E ainda há outros lugares na missa onde o número três está presente e não mencionei. 

Se você prestar atenção e buscar, encontrará.

Como o Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo é o que inicia tudo, é importante que aprendamos bem o sinal da cruz e seu simbolismo:

– Quando dizemos “em nome do Pai” e tocamos com a mão direita a nossa testa, simboliza o Pai que é a cabeça e o Princípio de tudo e também simboliza o Verbo eterno de Deus, o Filho, que está à direita de Deus Pai

– Quando dizemos “e do Filho” e tocamos em nosso ventre, simboliza que o Filho que está a direita do Pai, desceu à terra e se tornou homem no ventre da Santíssima Virgem Maria, a Mãe de Deus, “a theotokos”.

– Quando dizemos “e do Espírito Santo” e tocamos nos dois ombros, 

primeiro o esquerdo e depois o direito, simboliza, em primeiro lugar, as duas asas da pomba, porque o Espírito Santo apareceu na forma de uma pomba no Batismo de Jesus no rio Jordão, 

e em segundo lugar, significa nossa oração na qual pedimos que em nosso julgamento pessoal ou no julgamento final, não sejamos cabritos que Cristo envia para a esquerda, mas sim das ovelhas que vão para a direita, ou seja, não dos condenados ou amaldiçoados que merecem o inferno, mas dos que foram salvos e abençoados pela cruz e que chegam ao céu, onde está Cristo a direita de Deus Pai.