Oficina

Please login for access. Login

Agora, sem perder esse clima de oração, vamos nos sentar no lugar que o Pai preparou para nós. Vamos nos sentar nos banquinhos de oração [ou nas cadeirinhas] que estão na casa preparados para nós.

Feita essa pequena transição de lugar, os meninos se sentam nos banquinhos de oração ou cadeiras (espaço 2).

Vamos fechar os olhos um pouco mais uma vez. E vamos escutar o que nos dizem. Voltemos à casa do nosso coração. Deus também quer nos escutar. Ele quer que falemos com Ele. Isso é rezar.

Pai, neste dia pedimos que nos ajude a imitar os peixes e os pássaros, que criaste no quinto dia. Eles têm um segredo para nos contar. Qual é esse segredo?

Pai, os peixes e os pássaros sabem fazer duas coisas que gostas muito.

Obrigado pelas baleias, os golfinhos, os peixinhos coloridos e todos os outros seres que vivem na água. Todos, ou quase todos eles, sabem fazer silêncio debaixo do mar. Eles estão sempre quietinhos, porque não têm voz, já que vivem no mar e se dedicam a ouvir o som das ondas que vão e vêm. Eles nos ensinam a ouvir a ti no fundo do nosso coração, quando desejas falar conosco.

Bom Pai, também criaste os belos pássaros que voam pelo céu e que descansam e brincam nas árvores. Obrigado pelos pardais, os canários e as pombas. Que outros pássaros você conhece? Você ensinou a eles a cantar. Como sabem cantar bem! Cantam como amigos, juntos e em harmonia! Ensina-nos a cantar como eles. Que possamos cantar sempre para ti com vozes santas.

Dos peixes e dos pássaros aprendemos duas coisas muito importantes na liturgia da santa missa, onde há momentos para cantar e outros para fazer muito silêncio e ouvir a Deus. Sabem que Deus sempre quer falar conosco e especialmente na santa missa?

Mas para ouvi-lo precisamos fazer silêncio. Jesus, ajuda-nos a guardar silêncio para ouvir tua palavra com atenção. Depois que te ouvimos, tu esperas nossa resposta. E nós te respondemos cantando, como os passarinhos. 

Meditação

Quando vais à santa Missa ou estás na igreja, fazes silêncio ou conversas com os outros?

Sabias que, uma vez que entras na igreja, não é bom conversar? Porque a igreja é a casa de Deus. É um lugar sagrado. E, quando vamos visitar a Deus, vamos falar com Ele.

Respondemos a Deus cantando com todo o nosso coração na santa Missa? Conversamos um pouco com Deus quando vamos à igreja?   

Palavra de Deus para aprender de cor [repetimos várias vezes]:

Agora aprendamos a agradecer a Deus com estas palavras:

“Eu te agradeço, Senhor, pelo teu amor”.

Salmo 137

[Repetimos várias vezes]

Agora, sozinho.