Então disse Elohim: Haja luz (esfera luz). E houve luz. E Elohim viu que a luz era boa. E Elohim separou a luz da escuridão, e chamou a luz dia, e a escuridão noite. E houve tarde e manhã. Primeiro dia.
Elohim (trindade), decidiu ordenar, por meio de sua Palavra (Aleph-Tav)(simbolo mão), todo o caos que Lúcifer produziu na terra . Por que Lucifer ao não passar na prova que Deus lhe tinha feito decidiu arruinar o plano de Deus para criação.
Então, como vocês já sabem, ele encheu o mundo com água e o cubriu com escuridão e vazio. Então, Deus, por meio de sua Palavra, Jesus Cristo, (simbolo mão) quis colocar ordem nas trevas e no caos, primeiro colocando ordem entre os seres espirituais.
Por isso Elohim disse: “Haja luz” (esfera luz). E nesse momento algo maravilhoso aconteceu.
Houve no céu uma explosão de luz de muitas e belas cores como se do nada apararecessem milhões de arco iris de uma só vez. Deus criou por meio da sua Palavra (simbolo mão) , milhões de anjos (braços estendidos).
Deus criou os coros dos anjos, os criou para que cantassem (regente) no céu (abóbada) a liturgia eterna e também cantassem no mundo templo (montanha) que estava sendo preparado nos 7 dias.
Esses seres de luz (asas) começaram a brilhar com todos os tipos de luzes (luz) que eram os dons e graças com os quais Deus os tinha criado.
Mas igual que Lucifer antes da sua prova e queda o 9 coros dos anjos só escutavam a voz de Deus, não podiam (velo cerrado) contemplar seu rosto. Antes, era necessário que passassem pela mesma prova que Lúcifer passou. Se passassem na prova, poderiam contemplar (velo abierto) Deus cara a cara. Se não passassem, seriam condenados ao inferno junto com Lúcifer, pois seriam expulsos (mão esquerda) da grande liturgia celestial.
Elohim decidiu colocar à prova os anjos bons para ver se seriam dignos de ver seu rosto (velo abierto). Primeiramente, lhes disse:
“Decidimos que eu vou me tornar homem e vou descer à terra por amor aos homens. Vocês terão que me reconhecer e me adorar como seu Deus feito homem”.
Os anjos, ao ouvirem estas palavras não puderam comprender o plano de Deus, mas muitos o aceitaram pela confiança que tinham nele.
Então, Lúcifer (serpente) encontrou um momento oportuno para desencadear seu plano e começou a sussurrar ideias malvadas aos anjos que tinham dúvidas, os convidava a compartilhar seu lema “no serviam”(braços cruzados) , que quer dizer “não servirei”, e estes acreditaram nas palavras de Lucifer e disseram a Deus “como Deus estamos dispostos a te adorar, mas como homem não te serviremos” pois pensavam que se Deus queria se humilhar poderia ao menos tomar a forma de um anjo como eles mas não a de um homem.
E foi um dos arcanjos, São Miguel, um dos menos poderosos, que diante da rebeldia de Lúcifer, que estava incitando outros a se rebelar, gritou (braço direito) “Quem como Deus?” e com este grito iluminou muitos anjos para que entendessem que tudo vem de Deus.
Então houve uma grande batalha (punhos) foi travada entre os anjos que já haviam dito “não” e os anjos que seguindo a São Miguel decidiram servir a Deus.
Então, Elohim falou, dizendo: “Que se separe a luz das trevas”. (direita e esquerda)
E neste momento, São Miguel e os anjos bons receberam uma força especial de Deus e expulsaram (mão esquerda) a Lucifer e aos anjos malvados do céu. Os anjos maus caíram a terra e então começou a existir o inferno.
Os anjos bons depois de passar a prova puderam contemplar a Deus cara a cara (velo abierto) e sua felicidade foi completa. Se uniram a Elohim em uma liturgia solene onde eles entoaram cantos de louvor ao seu Criador. Foi assim que Elohim separou a luz das trevas (direita e esquerda) .
Este foi o dia primeiro.
Agora que Lúcifer e os anjos rebeldes haviam sido expulsos, Deus tinha dois problemas para resolver: Lúcifer havia causado caos no mundo e o mundo estava vazio. Agora, através de sua Palavra, (simbolo mão) Jesus Cristo começaria a ordenar o caos e a preencher o vazio.
Como toda a terra estava coberta de agua, o primeiro que fez por separar (mãos para cima e para baixo) as águas de cima das águas de baixo.
E apareceu abóbada do céu (firmamento) apareceu, que era o teto como o teto da casa de Deus.
E agora as águas não dominavam mais tudo.
Mas não tinha ainda terra firme pois as aguas a cobriam. As aguas eram o lugar onde estavam Lucifer e os anjos malvados.
Este foi o segundo dia.