CICLO SIMBÓLICO

Calígraphos

Esta campanha de financiamento coletivo servirá para lançar, em língua portuguesa, a coleção de quatro livros, acompanhados de um curso online de caligrafia cursiva unida à meditação das Sagradas Escrituras. Estimativa para que as aulas estejam disponíveis: 30 de abril de 2023.

A caligrafia cursiva caracteriza uma pessoa assim como o tom de sua voz ou o modo como caminha.

Esta campanha de financiamento coletivo servirá para lançar, em língua portuguesa, a mais completa obra de caligrafia cursiva e escritura. Não se tem notícia de haver disponível no mercado editorial brasileiro uma coleção que ensine a crianças e adultos a caligrafia cursiva utilizando somente textos do mais excelso dos livros: As Sagradas Escrituras.

Calígraphos é um sistema onde além de ensinar passo a passo o traço das letras e números, acompanhamos a prática da caligrafia com textos bíblicos especialmente escolhidos para que você possa meditar sobre o estabelecimento do Reino da Palavra ao longo da História da Salvação.

Os frutos do tempo que você dedique a este curso te acompanharão por toda a sua vida.

Nosso hilo condutor

A História da Salvação

Módulo 1: Os primórdios do reino

A Palavra, pela qual todas as coisas foram criadas, convida o homem a fazer parte do seu Reino. O homem a rejeita escolhendo confiar na palavra da serpente, e não na de seu Pai.

Módulo 2: Israel, povo de reis

Deus revela seu nome a Moisés e dá ao povo de Israel suas dez palavras de vida, seus mandamentos, tornando-os reis e sacerdotes diante das outras nações para restaurar o reino da Palavra.

Módulo 3: O Reino em Sião

Deus escolhe Davi como rei de seu povo, um rei segundo seu coração, como uma criança que confia nas palavras de seu pai, e lhe promete que seu trono seria eterno.

Módulo 4: O Reino da Palavra

O Verbo feito carne, filho de Davi, estabelece seu Reino entre nós, para nos ensinar a reinar segundo a palavra do Pai, que nos leva a ser reis e rainhas.

Não tenha dúvida

Perguntas frequentes

Escrever é expressar com precisão e de uma forma que perdure nossas ideias sobre a realidade que vivenciamos. A escrita nos permite fixar ou definir essa compreensão da realidade. Gostamos de deixar uma marca do que pensamos e dizemos. Escrevê-lo é como dizer “isso é importante”.

Ao escrever não usamos imagens ou pictogramas, mas letras – um alfabeto. Isso nos permite compor facilmente conceitos abstratos com precisão e muita variedade. Com as poucas letras do alfabeto podemos escrever enormes quantidades de palavras. Isso, por sua vez, nos permite compreender e expressar a realidade em toda a sua complexidade de seres e situações.

É por isso que vamos à escola: para aprender a nos expressar com ordem e precisão, tanto oralmente quanto por escrito. Aprendemos a escrever não apenas de uma maneira que seja legível para os outros, mas também atraente. Não só tem que fazer sentido, mas também tem que parecer bom.

Vamos considerar a alternativa. A letra imprenta e a escrita mecânica – o teclado do computador, ou escrita com letras simples, seja em maiúsculas ou minúsculas (os “bastões”), propõe a ideia de uma sopa de letras combinadas aparentemente da forma convencional que elas fazem, de mais ou menos casualmente, palavras quando colocadas em uma certa ordem. O cérebro está consertando que o importante é a ordem das letras, e não tanto o som e o significado da palavra. Isso fica evidente quando vemos o que é escrito por crianças que aprenderam apenas letras maiúsculas: elas escrevem espontaneamente tudo em sequência, sem separar espacialmente as palavras. Seu cérebro não distingue a necessidade de separar conceitos. Ou seja, esse cérebro em desenvolvimento concentra-se no aspecto mecânico da escrita,

Em outras palavras, a carta impressa reforça uma modalidade de conhecimento cerebral que, em filosofia, chamaríamos de “nominalista”, dissociando simbolicamente o sentido do que está escrito. Além disso, fazer da língua uma sopa de letras individuais enfatiza a desconexão das partes essenciais da língua, cujas palavras são feitas de raízes, prefixos, sufixos e partes variáveis ​​de acordo com seu significado, e que juntas formam uma estrutura lógica integrada . Em outras palavras, as palavras são compostas de sons mais ou menos complexos de letras ligadas entre si.

A mecânica olha para as letras individuais, que em si e fora de seu contexto total na palavra, não têm significado. Seria como olhar para um conjunto de partes do corpo sem nunca entender que são «partes», ou seja, que só fazem sentido em termos do todo, do corpo inteiro. O mesmo vale para as palavras. Uma escrita cursiva é uma escrita encadeada, um todo unido em sons que significam uma realidade. E como escrevemos o que pensamos, uma caligrafia cursiva promove o pensamento vinculado – integrado, completo e contextualizado. Isso é muito bom, e só por isso vale a pena aprender cursiva.

Nos tempos mais difíceis de aprendizado após a queda do Império Romano e da cultura greco-romana, os mosteiros medievais salvaram os tesouros da civilização colocando tudo por escrito em belos e elaborados manuscritos. Mesmo quando não entendiam o que escreviam, copiavam com fidelidade e perfeição formal.

Queríamos resgatar essa herança histórica da educação clássica ensinando as crianças a escrever com a reverência e o amor pela beleza que caracterizavam as iluminuras medievais e suas fantásticas Bíblias.

De fato, se vamos ensinar uma criança – ou um adulto – a escrever com a melhor caligrafia, que melhor maneira de fazê-lo do que através da excelência clássica do Livro dos Livros. Deixe-os aprender as palavras com a Palavra. Deixe-os aprender a conectar sons, palavras e significados com o fio da história da Palavra. É essa Palavra que vos ensinará a conhecer a realidade que Ela mesma criou e que as palavras humanas significam simbolicamente.

Por isso, em Calígrafos, selecionamos como base as Sagradas Escrituras, e a linguagem simbólica e certas frases que aparecem nas Sagradas Escrituras como tema a ser copiado pelo aluno. Queremos exercitar nossas mentes, cérebros e músculos com o material mais excelente, para que você memorize, enquanto aprende a escrever, aquela Mensagem que informará e formará seu espírito nas próprias fontes da cultura cristã ocidental clássica.

Os vídeos do curso não são pensados para serem vistos pela criança, mas para que a mãe, pai ou responsável descubra com eles a forma mais eficaz de ensinar seu filho ou aluno.

Sim, seguríssimo. O pagamento por cartão é feito com uma das plataformas de pagamento mais seguras. Na Sacros a sua informação está segura.

Estimamos que o curso esteja dísponível no dia 30 de abril de 2023.

Com a sua colaboração, estimamos ter em breve os livros impressos.

Escolha um valor
e recompensa

INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS
Colégios, instituições educativas ou grupos de homeschooling podem entrar em contato para solicitar formações ou adquirir nossos livros em maior quantidade.
FORA DO BRASIL
Para pessoas fora do Brasil que desejam adquirir nossos livros em outros idiomas disponíveis ou apoiar o projeto, entrar em contato.